quarta-feira, 24 de julho de 2013

Em off

Por encontrar-me com lesão no tornozelo estou fora do circuito. 
Até breve!

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Alimentação balanceada

ALIMENTOS QUE AUMENTAM A GORDURA ABDOMINAL:

- Carboidrato de alto índice glicêmico (farinha branca refinada e seus derivados, açúcar, e doces em geral), porque necessitam de muita insulina;

- Carboidrato de alto e baixo índice glicêmico em quantidade exagerada numa mesma refeição, pois produz excesso de insulina;
- Gordura trans (biscoito recheado, pipoca de microondas, bolo industrializado, etc.);
- Gordura saturada em excesso (carnes gordas, pele de frango, salame, linguiça, manteiga, bacon, etc.).

ALIMENTOS QUE NÃO AUMENTAM A GORDURA ABDOMINAL:

- Carboidrato de baixo índice glicêmico em quantidade moderada (pão integral, hortaliças, frutas, cereais integrais, grãos, etc.), pois produz nível adequado de insulina;

- Gordura monoinsaturada em quantidade moderada (azeite de oliva extra-virgem, amêndoa, castanhas, nozes, etc.);
- Gordura poli-insaturada em quantidade moderada (salmão, atum, sardinha, chia, linhaça, etc.);
- Antioxidantes (vitamina C, vitamina E, selênio, zinco, betacaroteno, licopeno, antocianina, flavonoides, etc.). A gordura abdominal produz citocinas (substâncias inflamatórias) que oxidam as células e os antioxidantes vão protegê-las.

FONTES DE ANTIOXIDANTES:

- Vitamina C (laranja, tangerina, abacaxi, morango, vegetal verde escuro, etc.);
- Vitamina E (azeite de oliva, óleo vegetal, oleaginosas, abacate, etc.);
- Selênio (castanha do Pará, uma grande fonte);
- Zinco (nozes, frango, feijão, etc.);
- Betacaroteno (cenoura, mamão, abóbora, vegetal verde escuro, etc.);
- Licopeno (tomate, melancia, goiaba, etc.);
- Antocianina (açaí, berinjela, cebola roxa, repolho roxo, etc.);
- Flavonoides (uva, cebola, chá verde, cacau, etc.).

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Meia Maratona de Floripa - 5 Km


 Neste domingo participei da 3ª Meia Maratona de Floripa O2 na categoria 5 km. Numa manhã de sol na Beira Mar Norte e com um público participante bastante alto. Um mar de gente bem colorido abrilhantou o evento que se tornou parte da cidade. Segundo resultado oficial fiz os 5k em 29'46", num pace de 5,57. 

A partir de agora terei que dar uma parada e resolver a questão do meu tornozelo. Começarei uma série de sessões de fisioterapia e consultarei outro médico para uma segunda opinião sobre em operar ou não. Mas tenho que diminuir a carga a fim de não agravar a lesão. Se Deus quiser retornarei em breve às corridas.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Treino na beira mar

Nesta terça fiz um corrida de 5 km na beira mar norte. O tempo foi de 33' 34", num pace de 6,42. Não quis forçar em virtude do meu tornozelo. Como a minha lesão está se agravando decidi correr até este domingo nos 5k da meia maratona de Floripa O2. Iniciarei umas sessões de fisioterapia e procurarei no dia 25/07 uma segunda opinião sobre realizar ou não uma cirurgia para corrigir uma lesão osteocondral do tálus (tornozelo). Vamos lá!!

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Quinta-feira de treino

A noite de quinta-feira fiz um percurso inverso ao habitual. fui da Praça do Sesquicentenário até o marco 0,00 próximo ao Centro Sul. Numa noite agradável e trânsito pesado na beira mar norte, percorri a distância de 6,7 km num tempo de 46',06" e ritmo de 6:53.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Treino na Beira Mar Norte

Nesta terça fiz um treino na Beira Mar Norte após o serviço. Depois dos alongamentos, comecei com um trote leve e aos poucos intensifiquei. No total corri 8,02 km, num tempo de 55'40" e com um ritmo de 6:36 min/km.

domingo, 19 de maio de 2013

3ª Meia Maratona de Balneário Camboriú - 5 km


Neste domingo participei da terceira edição da meia maratona de Balneário Camboriú correndo os 5K. O tempo ajudou já que choveu a noite anterior direto e durante a corrida deu uma pausa. Asfalto molhado, decidi correr com o tênis Mizuno (mais novo), pois, o meu Rainha System mais velhinho está com o solado careca e não queria que ocorresse nenhum acidente no piso molhado. A largada do evento foi na Barra Sul e contou com cerca de 700 atletas distribuídos nos 21k, revesamento e 5k. O meu tempo ficou em 29'54" num pace de 05,58 min/km. A minha colocação ficou em 73 de 97 masculinos. Na chegada tinha frutas, isotônico e massagem para os participantes. Também tive a oportunidade de encontrar corredores de Floripa, como a Helena, do Blog correndodebemcomavida.blogspot.com (foto). E vamos em frente com a proximidade da Meia de Floripa em junho.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Treinando na beira mar

Nesta segunda corri na beira mar norte após o serviço. Juntamente com o Aldori, meu colega de trabalho. percorremos cerca de 8,58 km em 56',21", num pace de 6,33 min/km. Vamos aumentar essa distância.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Treino na beira mar continental

Nesta terça fiz um treino a partir do parque de coqueiros. Iniciei com alongamentos e parti para a beira mar continental. No total percorri 5,28 km em 37'35", com pace médio de 7,07 m/km. Sem forçar.

domingo, 5 de maio de 2013

Corrida Rústica da PMSC

Neste domingo, participei do 5k da rústica da PMSC na beiramar norte. Alusivo aos 178 anos da Corporação a corrida contou também com a categoria 10k. Pelo resultado oficial fiz o tempo de 27' 57". Com um vento sul e dia nublado ficou perfeito para mim, pois treino a noite e prova com sol eu sinto um pouco. Mas transcorreu sem problemas.



quarta-feira, 24 de abril de 2013

Cadastro de Corredores

Corredor(a)

O CADASTRO DE CORREDORES DE RUA da Confederação Brasileira de Atletismo tem objetivo de auxiliar o grande número de atletas que participam de corridas de rua no Brasil e que não tem uma participação formal no Atletismo Oficial, que exige o registro na Confederação por um clube, para que esses milhares de companheiros nossos, adeptos do Atletismo, tenham um documento que comprove que são praticantes de nosso esporte!

O Cadastro pode ser realizado com o envio direto da documentação pelo atleta para a CBAt
ou através das federações estaduais de Atletismo.

COMO FAZER PARA SE CADASTRAR
1.Preencha a Ficha de Cadastro de Corredor.
2.Imprima a Ficha de Cadastro e assine, se for menor de 18 (dezoito) anos, peça ao seu pai ou responsável para assinar no local indicado.
3.Anexe a ficha:
* 1 fotografia tamanho 3x4, de frente, RECENTE (escreva o seu nome atrás da mesma);
* fotocópia legível de sua Carteira de Identidade;
4.Entregue ou envie tudo para a CBAt ou para a sua federação estadual de atletismo

Rua Jorge Chammas, 310 - Vila Mariana - São Paulo - SP
Telefone: (011) 4508-4003 Fax: (011) 4508-4013 - E-mail: cbat@cbat.org.br

VALIDADE: o seu cadastro é válido por dois anos e deve ser renovado sempre, para atualizar os seus dados. A sua carteira terá a data de vencimento de seu cadastro.

CARTEIRA: você receberá a sua carteira diretamente da CBAt ou através de sua federação.

Para se cadastrar copie esse link: http://www.cbat.org.br/formularios/corredor.asp

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Foto nostalgia

Estas são as fotos oficiais das corridas de 10km realizadas em 2005 e 2006 na Maratona de Santa Catarina, realizada ainda pela Fesporte. Minhas primeiras medalhas de participação foram destes eventos. Em 2005 obtive o tempo de 48' 14". Fui bem, mas olha eu magrinho!



Treino na Beiramar

Nesta quinta a noite fiz mais um treino. liguei meu runkeeper instalado no celular e após um alongamento, corri em torno de 6,50 km em 45' 50", com um pace médio de 7,02 min/km. Não quero forçar por enquanto. Preciso fortalecer mais os músculos e tentar perder uns quilos (4). Estou inscrito na corrida da PMSC no dia 05 de maio e acredito que será uma boa prova.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Segunda de treino

Na segunda dia 08 de abril, fiz um treino de 4,00 km num tempo de 25 min. tranquilo. A corrida começou na altura do Angeloni beira mar indo para o CIC e retornando até o monumento da policia militar. Antes foi de alongamentos e caminhada de aquecimento. 

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Treino na Beira Mar

Nesta terça-feira após o serviço fiz um treino na beira mar norte. Depois de uma seção de alongamentos, uma caminhada de 1 km e um trote de 4 km. Por enquanto não estou marcando no relógio. Tento fazer um treino free, sem marcar distancias e cronometrar tempos. Nesta quinta-feira estarei de volta.

terça-feira, 26 de março de 2013

Caminhada à Beira Mar

Na noite desta segunda após o serviço, quebrando um jejum de três meses, fiz uma caminhada de 4,5km na beira mar norte. Uma noite agradável com bastante corredores e caminhantes se exercitando. Depois de um alongamento preliminar, decidi apenas caminhar. Não senti meu tornozelo, que é o meu "calcanhar de aquiles" ultimamente. Daqui pra frente vou manter os treinos semanais. 

sábado, 16 de março de 2013

Voltando à ativa

A partir de 18 de março estarei voltando aos treinamentos. Estou de molho desde a corrida do SESC em dezembro. O corpo já está sentindo o sedentarismo. Infelizmente esse ano ficarei nas corridas cujos valores serão mais acessíveis. Não concordo com os preços das inscrições hoje praticados pela maioria dos organizadores. Quem dera eu pagar inscrição em todas as corridas da cidade, mas não tenho esse luxo não. Meus parabéns àqueles que o fazem. As corridas de rua estão ficando elitizadas e a maioria dos corredores amadores deixam de correr por não desejar pagar R$ 80,00, R$ 100,00 numa prova de 5KM.