Páginas

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Treinamento de Força

Noções  de  treinamento,   rendimento  e  resultados ao iniciar um plano de fortalecimento muscular, e seus benefícios para longevidade

O conhecimento científico obtido com relação ao esporte de alto nível, deixou de ser apenas direcionado aos grandes atletas, e chegou a nós, simples seres mortais.  A ciência e o treinamento, antes restritos e exclusivos para obter resultados e desempenho por parte dos atletas de alto nível, nos dias atuais, contagiou o treinamento comum e deixou de ser exclusividade de atletas, atingindo pessoas com estilo de vida ativa, e também praticantes que procuram saúde, qualidade de vida, estética, bem estar físico e psicológico, de diferentes idades e objetivos.
Forçando
Por isso, vamos dar enfoque ao treinamento de força, preocupação que muitas vezes indicava um caminho apenas para atletas profissionais, mas hoje também é indicado pelo seu médico, e de grande importância designado pelos professores de sala de musculação, personal trainer e outras atividades que trabalham com força motora.
É muito importante para quem vai começar um trabalho de musculação, entender que os ganhos iniciais de força, e o aumento da massa muscular, não ocorrem imediatamente. O tempo médio fica por volta de 6 semanas a 2 meses, levando-se em conta aspectos como a sua frequência nas aulas, o intervalo de recuperação, volume, intensidade e alimentação, entre outros.
Determinar a progressão das cargas de treino com cargas progressivas para o aumento do ganho de força é determinante para alcançar seus objetivos, sendo eles estéticos, qualidade de vida ou de melhorias para determinado esporte que você pratique.
Força e Envelhecimento
Deve-se estar ciente, e perceber, que ao passar dos anos, seu corpo já não responde da mesma maneira diante das atividades esportivas. Os melhores exemplos são o desempenho em corridas e ciclismo, entre outros esportes. Uma das grandes características do processo de envelhecimento é a redução da massa muscular e suas consequências com o declínio da força, assim afetando o desempenho esportivo, a qualidade de vida e suas atividades do dia-a-dia.
Não importa qual seja o seu objetivo ao procurar um trabalho de treinamento de força e seus benefícios, mas para o seu desenvolvimento, é interessante integrar profissionais com seu professor, médico, nutricionista, avaliador físico e fisioterapeuta.
Portanto, nunca é tarde para começar o treinamento de força. O desenvolvimento de resultados aparecerá principalmente mediante a sua disciplina. E seu envolvimento profissional com seu preparador físico, pode deixar seu treino bem mais cativante, auxiliando o objetivo de atingir suas metas.
 
Fonte: Marcelo Garrigos (Ativo.com)

Marcelo Garrigos Silva é especializando em Musculação e Condicionamento Físico, Graduado em Educação Física e Hotelaria, coordenador da Academia Stille há mais de 10 anos, atuando na área de musculação, personal trainer, esportes e eventos.

De volta ao reduto

Em abril entrei na academia Flex a fim de melhorar meu condicionamento físico. Pois apesar de correr, não me sentia 100%. Portanto, a intenção é me condicionar fisicamente a fim de reiniciar meus treinos. Programei a partir de amanhã cedo fazer um "longuinho" pela Beira Mar do continente. Tenho que treinar, pois a minha primeira corrida do ano é 17/06 (Meia Maratona de Floripa).